« Página inicial

Notí­cias

Períodos chuvosos: Detran-ES orienta sobre direção veicular

clique para ampliar

Devido à mudança de temperatura e, consequentemente, ao tempo chuvoso, há a redução da visibilidade do motorista durante a condução veicular, além da contribuição para o risco de aquaplanagem. Diante disso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta os condutores sobre como realizar uma direção segura nesse período.
Para enxergar o trânsito durante períodos de chuva é necessário que o condutor faça uso dos limpadores de pára-brisa do veículo. Entretanto, para que o item realmente cumpra sua função, ele deve estar em bom estado de conservação, ou seja, a borracha das palhetas não pode estar ressecada. Caso contrário, o limpador não retirará a água do vidro e o motorista enfrentará dificuldades no percurso.
 
Outra ação importante para auxiliar na visibilidade é o uso das lanternas do veículo. Essa atitude colabora também com os demais motoristas que trafegam naquele momento, pois as luzes do farolete possibilitam que eles percebam a distância que os demais automóveis se encontram.

O descumprimento dessas orientações acarreta em infrações com penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O inciso XIX do artigo 230 do CTB configura como infração grave dirigir sob chuva sem acionar o limpador de para-brisa, gerando multa no valor de R$127,69 e perda de cinco pontos na carteira. Já o artigo 250 do CTB, inciso II, afirma que deixar de manter acesas pelo menos as luzes de posição sob chuva forte, neblina ou cerração, é uma infração média que ocasiona a perda de quatro pontos e multa de R$85,13.
 
O gerente Operacional do Detran|ES, Pedro Agostinho da Penha, destacou outras orientações importantes: “A ocorrência de aquaplanagem é comum em tempos chuvosos, que é quando os pneus do veículo não conseguem tocar o solo devido a uma lâmina de água. Por isso, o condutor deve redobrar a atenção e diminuir a velocidade para que o veículo ganhe peso e volte a tocar as rodas no chão. Além disso deve sempre ficar atento à calibragem e ao estado de conservação dos pneus”.

« Voltar

Mais Notí­cias

Parceiros

SICOOB saber brincar ADILSON TEIXEIRA viva Brejetuba FM GRIFO SUPERMERCADO SUPERMERCADO ULIANA
© Copyright - Todos os direitos reservados a Viva Stream - Soluções em Rádio Online