« Página inicial

Notí­cias

Fipe: relação entre etanol e gasolina abre mês em 64,7%

clique para ampliar

O consumidor iniciou o mês de setembro ainda com boa vantagem no abastecimento do carro com etanol. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 11, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a relação entre o combustível derivado da cana-de-açúcar e a gasolina atingiu a marca de 64,75% na primeira semana do mês ante 63,30% na última semana de agosto. Na primeira semana de setembro de 2012, a relação estava em 66,22%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando representa mais de 70% do valor do derivado de petróleo. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor movido a etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

Quando é feita a análise do comportamento isolado dos preços dos combustíveis, as notícias também ainda são positivas para o consumidor paulistano no início de setembro. Conforme outro tipo de levantamento da Fipe, que leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do etanol apresentou baixa de 1,53% na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 7 de setembro) ante recuo de 1,00% do fim de agosto.

A gasolina, por sua vez, mostrou uma queda bastante parecida com a do encerramento do oitavo mês de 2013. A variação negativa do combustível passou de 0,29% para 0,27% entre o fim do mês passado e o começo de setembro.

« Voltar

Mais Notí­cias

Parceiros

Brejetuba FM saber brincar viva SICOOB SUPERMERCADO ULIANA GRIFO SUPERMERCADO ADILSON TEIXEIRA
© Copyright - Todos os direitos reservados a Viva Stream - Soluções em Rádio Online